Bar, Beverage, Cocktails, Gin, Wines

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Clube Do Barman

#Cocktail´s #Gin

O Clube Do Barman

Como fazer o gin tónico perfeito

03.04.22 | Pedro Silva

unnamed (4).jpg

A moda 'gin tónico' tem sido uma revolução, mas foi longe demais: um bom 'gin tónico' só precisa de gelo, gin, tónica e cítricos.

 

Há quinze anos, gin tónico era uma bebida que apenas idosos, jornalistas e alcoólatras consumiam. Muito poucos jovens chegaram a está bebida amarga, forte e ingrata, na qual nada poderia ser absolutamente escolhido. Os bares tinham, se alguma coisa, duas ou três marcas de gin e uma garrafa de água tónica, sempre Schweppes.

 

Mas então, como que por magia, veio o gin premium (o primeiro, com alguns anos de diferença, o Bombay Shapire), os copos de bola, as bagas de zimbro e, como em todas as formas, a estupidez. 

 

Escolha do copo

 

O gin deve ser preparado num copo largo para que a bebida possa respirar e libertar os seus aromas. 

 

  • Possuem uma grande capacidade, cerca de 60 ou 70 cl, o que nos permite encaixar o gelo, o gin e a tónica.
  • São característicos por ter uma boca larga, o que nos permite perceber muito melhor os aromas e sabores do gin tónico.
  • O copo de bola tem um pé, o que nos permite pegar no copo sem aquecer a bebida, algo que é muito importante (este é o único requisito que o copo largo não atende).

 

Escolher um bom gelo

 

O gelo tem de aguentar mais de 25 minutos. E é recomendado o gelo industrial, que pode ser adquirido mas bombas de combustível ou supermercados isto porque, aguenta muito mais tempo sem derreter, pelo que vai melhorar a experiência — o copo deve estar completamente cheio de gelo. Depois de inseridas as pedras, é dar uma volta com a colher de bar para arrefecer as paredes do copo.

 

Escolha do gin 

 

Embora hoje em dia seja muito difícil escolher um gin da imensa variedade que encontramos, a verdade é que, para fins práticos, todos eles são muito semelhantes.

 

Eu, seleciono gins secos que são aqueles usados em gin tónico e representam praticamente todo o mercado e divido em três famílias:

 

  1. Corte clássico - onde o zimbro abunda - Hendrick’s, Tanqueray, Big Boss, Gordon’s, Beefeater…
  2. Citrinos: Tanqueray Ten, Van Gogh…
  3. Ervas: Gin Mare, Blackwoods, Big Boss…

 

Servir o gin

 

Não há uma medida obrigatória, mas sem dúvida o recomendado é utilizar um medidor. A proporção correta é de uma unidade de gin por quatro ou cinco de tónica(uma garrafa). Se não tivermos um medidor, só temos um copo de 4 ou 5 cl, o que nos ajuda a medir perfeitamente uma dose de gim. O gin tónico erfeito tem entre um tiro e um tiro e meio para cada garrafa de 20cl de tónica, daí que o conselho geral seja 5 centilitros de gin para 20 de água tónica. Na minha opinião, podemos chegar até aos 6, 6,5 centilitros. De 6,5 para cima sabe muito a gin, abaixo de quatro sabe muito a água tónica e todos sabemos que o bom português gosta sempre de uma pitada a mais.

 

Qual água tónica?

 

A água tónica é um mundo. Há águas premium que foram introduzidas e que realmente têm ingredientes diferentes e cuidados especiais, mas outras aproveitaram-se da veia e não contribuem com nada. Na minha opinião, não faz sentido usar águas muito aromatizadas que cobrirão todo o sabor aromatizado do gin. A minha preferência recai sobre as águas neutras.

 

Como servir a tónica?

 

  • A tónica  tem que estar fria.

Quanto mais fria, melhor o gás se dissolve.

 

  • Tem que ser servido com cuidado.

 

Aromatização 

 

A aromatização do gin tónico deve ser com muita facilidade, adicionando muito poucos extras e sempre evitando que nos deparemos ao beber. De qualquer forma, basta adicionar uma pele cítrica, fresca e suculenta, que é perfeita para aromatizar qualquer gin tónico.

 

Beber 

 

Também existem regras para desfrutar quando o temos em mãos. Fazer um gin tónico requer o seu tempo, mas deve ser bebido relativamente rápido. É uma corrida contra o tempo. Está quente à temperatura ambiente e em 20 minutos vais acabar por estar a beber água porque o gelo derrete.